Biografia

Estiva - MG

José  Crispim de Almeida em 1954 a 1957 matriculou se na Escola Rural no Bairro da Lagoa em Estiva MG; professora única que dava todas as séries do primário em 1 período de aula. Assim reiniciou o primário de 1958 a 1961, o acesso de 5 km a cidade era feito a cavalo, terminou o primário em 1961. Fez-se o melhor aluno em todas as séries, e aprovado em 1º lugar no Colégio Estadual Antônio Felipe de Salles em Cambuí - MG no Exame de Admissão por Concurso (1961), garantia de ensino público gratuito, com ótimas notas sendo 1º aluno da turma em todas séries do ginásio.

São Paulo - SP

Na época fez o 1º científico em Bragança Paulista em 1966 e 2 científico em Cambuí. E em 1968 fazia o curso objetivo de manhã  próximo ao Largo da Glória. Assistia aulas avulsas grátis no curso pré médico e Anglo aos sábados com o objetivo de se nivelar aos colegas de ótimos colégios de São Paulo. Em 1968 cursava a noite o 3º científico no tradicional Colégio Maria José em São Paulo. Aconselhado pelos Professores Fábio, Dráuzio Varella e João Carlos Di Genio a fazer o vestibular no Rio de Janeiro, após passar por Juiz de Fora onde não teve sucesso. No pesar do calor extremo se adaptou sendo aprovado pela Faculdade de Farmácia e Medicina em 1969. Houve uma situação sócio política favorável no Rio e entrosamento na Casa do Estudante Universitário na Lapa e no Morro da Viúva, fazendo parte da Diretoria.

Rio de Janeiro - RJ

Em 1973 conheceu no ônibus um General de Exército Médico - Manoel Carlos Neto que o convidou a estagiar na Santa Casa 23 Enfermaria. Antônio Augusto Machado e Francisco Rodrigues de Moraes eram os médicos cirurgiões mestres. Ofereceram a oportunidade de ser acadêmico residente no mais tradicional Hospital Escola do Rio de Janeiro. Residindo na Santa Casa terminou o curso de medicina na Faculdade Federal de Medicina da Uni Rio. Além dos estudos era do time de futebol da Faculdade.

Perito do INSS, diretor da Santa Casa de Estiva - MG, fez parte da diretoria da Casa do Estudante Universitário CEU (1971 - 1972), presidente da Associação de Assistência Médica Beneficente da Zona Oeste Rio de Janeiro, curso extensão de ciências políticas na Universidade de Brasília - curso a distância com apostilas.